Como a fibra óptica leva internet até sua casa

07 de novembro de 2018

Pulsos de luz que levam muita informação!

A Microrcim Telecom leva a internet por fibra óptica através do lançamento de cabos de fibra óptica no posteamento da consecionária de energia elétrica. Quando chegamos com a fibra até o poste mais perto da sua casa ou empresa, este cabo é sangrado e passa por um divisor óptico chamado spliter que divide a luz para várias outras fibras que podem ser divididas outras vezes.
Cada fibra que sai da Microrcim Telecom passa por diversos divisores ópticos, chegando atender até 124 clientes!
Os cabos de atendimento, chamados de cabos drop, chegam em sua casa e se conectam à uma ONU/ONT, que converte os pulsos eletromagnéticos em pulsos digitais. Veja abaixo uma foto de uma ONU/ONT: Trajeto da luz na fibra óptica da Microrcim Telecom

Como a luz 'caminha' dentro do núcleo da fibra óptica?

A essência da fibra óptica está em seu núcleo. Nele, a luz transmitida pela nossa OLT na Microrcim Telecom 'caminha' por meio do processo de reflexão até a ONU/ONT mostrada na imagem acima, que ficará em sua casa ou empresa.
O processo de reflexão da luz ocorre porque o núcleo da fibra óptica é feito de um vidro puríssimo. Portanto, a capa do núcleo funciona com um espelho, fazendo o processo de reflexão acontecer da maneira mais eficiente possível, porque é através dos pulsos de luz transmitida dentro do núcleo que ocorre o tráfego de dados. Trajeto da luz na fibra óptica da Microrcim Telecom

A fibra óptica sofre interferencias como as ondas de rádio?

Para proteger sua conexão de qualquer onda eletromagnética que possa interferir no sinal da internet da Microrcim Telecom, o núcleo da fibra óptica é revestido por uma casca que impede a entrada de outras ondas eletromagnéticas. Por esse motivo a fibra óptica se torna imune a qualquer interferência que prejudique sua navegação.
Entendeu por que a fibra óptica da Microrcim Telecom é a melhor opção de internet para você?